Em um mundo cada vez mais digital, como agradar um cliente que está acostumado a constantes mudanças e novidades? Acompanhando essas mudanças e estando sempre um passo à frente. Uma estratégia de vendas que integra diferentes canais de comunicação e entrega um atendimento ao cliente unificado se chama estratégia Omnichannel, que promete unificar todos os canais possíveis a fim de melhorar a qualidade no atendimento e nos serviços da sua empresa. 

O que é?
Quando um consumidor pesquisa o seu negócio, existe uma variedade de canais que o possibilita te encontrar e interagir, por isso, é essencial que nas suas estratégias de marketing digital exista uma integração entre todos eles. Essa estratégia se chama omnichannel e ela busca fornecer a experiência de compra perfeita, independente de qual plataforma o cliente escolha realizar a sua compra ou entrar em contato com a sua marca. O objetivo, no entanto, não é ter múltiplos canais e sim um profundidade de integração entre eles, criando na mentalidade do consumidor uma familiaridade com a sua marca, uma confiança de que caso ele precise, consegue te encontrar através de x ou y canal com facilidade e tranquilidade. Isso inclui canais de comunicação, distribuição e promoção, como: Site, blogs, e-mail marketing, redes sociais (Instagram, Twitter, Facebook, Linkedin, Youtube), aplicativo próprio ou marketplaces, eventos, atendimento online, atendimento presencial.

Multichannel x Omnichannel 
Mas qual a diferença entre omnichannel e multichannel? O multichannel, ou multi-canais, busca utilizar a maior quantidade possível de canais para alcançar a maior audiência possível, ou seja, busca estar disponível na maior quantidade de locais possíveis - sejam eles online ou offline. Essa estratégia é ideal para atingir muita gente, independente dos seus gostos pessoais (como, por exemplo, preferir comprar em loja física ao invés de online). Basicamente, no multichannel a integração entre os canais não é necessariamente o objetivo final, enquanto no omnichannel é essencial. ​​​​​​​
Em 2020 o número de empresas que investem em omnichannel saltou de 20% para mais de 80%, desde 2012, além disso, 66% dos consumidores indicaram que a experiência de compra influencia mais a sua finalização da compra do que o produto ou serviço, ou seja, um site ruim, por exemplo, pode ser o motivo que faça alguém parar de comprar com você, mesmo o seu preço sendo melhor do que do concorrente. Isso mostra a urgência de investir em estratégias que amplifiquem os seus canais de venda e de atendimento, quebrando as barreiras entre o físico e o digital e permitindo ao consumidor comprar em qualquer lugar e dispositivo.
Focar no omnichannel mostra que a sua marca é confiável e madura, capaz de aplicar uma experiência de compra integrada, fácil e sem entraves. Lembre-se que o consumidor moderno busca não apenas o produto final, mas toda uma experiência agradável que a marca pode proporcionar, isso inclui o atendimento presencial, a navegabilidade nos canais digitais, a facilidade na hora de finalizar e receber a compra, entre outras demandas que necessitam serem tratadas de maneira inovadora. ​​​​​​​​​​​​​​
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